domingo, 12 de abril de 2015

Resenha: Contato Visual - Cammie McGovern




Contato Visual - Cammie McGovern

No começo desse mês, foi o  dia Mundial de Conscientização do Autismo.
Desde 2008 ele é celebrado anualmente no dia 02/04.

E o livro "Contato Visual" fala sobre Adam, um garoto de 9 anos autista.

Cara, sua mãe, quando ficou grávida dele, era uma mãe de primeira viagem e muito nova.
Não percebeu que Adam quando bebê chorava muito mais que comparando a outros bebes. Não percebeu que Adam demorou a andar e a falar.



Aos 3 anos, Adam foi diagnosticado com Autismo. É um tempo bem atrasado para se começar um tratamento à criança, mas Cara, tentou correr contra o tempo perdido e investiu em terapias e aulas para Adam poder se desenvolver. E ela realmente faz um trabalho incrível até que um dia Adam vai ao bosque com uma menina de sua idade...

Adam estudava em uma escola para alunos especiais. Sua sala era uma sala com poucos alunos, onde havia apenas uma menina, Amelia Best.
No intervalo das aulas, os alunos iam para um parquinho que ficava ao lado de um bosque. 

Nesse bosque, Amélia é encontrada morta, com um ferimento de faca e tudo indica que Adam estava com a menina na hora de sua morte e que o assassino não o matou, pois o conhecia. 
Após esse acidente, Adam sofre um imenso retrocesso e a única pessoa que consegue se comunicar com ele é a sua mãe Cora. Ela tenta obter  informações do filho, que possa ajudar a polícia de alguma forma a encontrar o autor desse assassinato. 

Na minha estante do Skoob, a minha nota para esse livro foram duas estrelas. 


Notas

O autismo faz parte de um grupo de desordens do cérebro chamado de transtorno invasivo do desenvolvimento (TID). Também conhecido como transtorno global do desenvolvimento (TGD). Para muitos, o autismo remete à imagem dos casos mais graves, mas há vários níveis dentro do espectro autista. Nos limites dessa variação, há desde casos com sérios comprometimentos do cérebro além de raros casos com diversas habilidade mentais, como a Síndrome de Asperger (um tipo leve de autismo) atribuído inclusive a aos gênios Leonardo da Vinci, Michelangelo, Mozart e Einstein. Mas é preciso desfazer o mito de que todo autista tem um 'superpoder'. Os casos de genialidade são raríssimos. 



                             Me sigam:        
                               Skoob

Um comentário:

  1. Oi Lily! Me empolguei toda com a resenha até a parte que vc diz que só deu duas estrelas! rs
    É ruim?! O.o

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! Suas impressões valem muito pra nós.
Volte sempre! ;)